BsdSul - Grupo de Usuários de FreeBSD do Sul do Brasil

Menu

Menu

  • Blog
  • Email
  • Feed
  • Log in

Pages

  • Fazendo uma conexão do Bird com o Super Looking Glass da Hurricane Eletric (he.net)

Recent Posts

  • O FreeBSD não está morto,…
  • Nginx e Traefik como proxy…
  • Material sobre a palestra…
  • GhostBSD, um FreeBSD Desktop
  • Baixando o ClonOS, um FreeBSD…

Archive

  • August 2025
  • June 2025
  • May 2025
  • March 2025
  • December 2024
  • August 2024

August 2025

  • O FreeBSD não está…

    Quem vem dos anos 2000, principalmente entre 1999 e 2009, observa que de fato, o FreeBSD perdeu muito espaço, principalmente nos provedores de Internet. De fato, o FreeBSD foi muito importante para a democratização da internet, com o seu uso nos ISPs, desde o tempo da Internet discada. Mesmo com o ports, importante repositório de aplicações portadas para o FreeBSD, ainda que baseadas em Linux (principalmente), o FreeBSD não decolou, como esperado. Em parte, pela comunidade, menor que a do Linux, o que gradativamente fez com o que o sistema fosse deixado de lado. E, os containers, que evoluiram melhor, no Linux, como Docker, e outros, massificando os microserviços. Ainda assim, o FreeBSD possui melhor gerenciamento de memória, melhor performance em banco de dados, melhor perfomance em ambientes com Samba (SMB), e melhor aproveitamento de disco, maximizando o uso de I/O, de forma superior ao sistema do Pinguim. Mas, não é correto afirmar que o sistema, está "morto", pelo…

    Permanent link to “O FreeBSD não está morto, apenas está quieto”
  • Nginx e Traefik…

    Com a onda de conteinirização, seja via docker, ou até mesmo LXC, onde o FreeBSD pode atuar como proxy entre as diferentes tecnologias, o desempenho entre uma máquina Linux e um FreeBSD, com a mesma configuração, com Traefik e Nginx, foram de até 6% superiores, para o FreeBSD, utilizando um mesmo hardware. A melhoria de desempenho, se principalmente pelo gerenciamento de memória do FreeBSD, que sempre foi superior ao do Linux, devido a uniformidade do desenvolvimento do sistema, primando sempre pelo máximo aproveitamento do hardware. Para ambientes robustos, o BSD, mesmo com uma média de 6% de desempenho acima do Linux, traz um número interessante, principalmente para ambientes balanceados, com técnicas ao gosto do sysadmin, ou DevOp. Os testes forma feitos no laboratório da GNX, parceira do BsdSul, tanto em ambiente de testes, como de produção, buscando usar tanto o Linux, como o FreeBSD, na distribuição de carga para seus diferentes sistemas e serviços.

    Permanent link to “Nginx e Traefik como proxy reverso, têm desempenho melhor no FreeBSD”

June 2025

  • Material sobre a…

    A palestra que ocorreu no último fim de semana, no dia 01 de junho, sobre FreeBSD e IPv6, organizada pelo professor Mauro Paes Corrêa, está disponível no Youtube, bem como os slides. O tema, que é muito interessante e reforça a importância do sistema em diversos ambientes, está nos seguintes links: Slides https://gnx.com.br/bsdday/IPV6_FREEBSD_BSDDAY.PDF Palestra https://www.youtube.com/live/mqGmcLLSap0?si=woGPX7i5_87hL4Lf

    Permanent link to “Material sobre a palestra sobre IPv6 e FreeBSD”
  • GhostBSD, um…

    No teste de hoje, resolvemos trazer como destaque o GhostBSD, que é uma opção de um FreeBSD gráfico, trazendo ao usuário uma experiência interessante, apesar de alguns percalços em algumas configurações do sistema, e a ausência de alguns recursos necessários para o usuário iniciante, ou que pretende fazer do GhostBSD seu sistema principal. A instalação foi muito simples, bastando fazer o download da imagem do sistema no site oficial, e usar o rufus para fazer a gravação da imagem no pendrive. Após o processo, bastou iniciar o hardware com o sistema, e a instalação foi muito tranquila, com apenas alguns passos para escolher o mapa de teclado, o idioma e o nome do usuário e senha do desktop. Sistema carregado, a primeira surpresa: o ambiente MATE, baseado no GNOME, é muito interessante e extremamente rápido. A fluidez do sistema, apesar de sua simplicidade, facilitar uma primeira imersão no sistema.Mas, além da estabilidade trazida pelo FreeBSD, houveram vários contrapontos: A falta de…

    Permanent link to “GhostBSD, um FreeBSD Desktop”

May 2025

  • Baixando o ClonOS,…

    O CBSD é uma ferramenta de virtualização que agrega o bhyve, QEMU e XEN, que busca demonstrar que o mundo "cloud", não vive apenas do Linux, e que o FreeBSD está na "área". O CBSD em si é robusto, e agora conta com o ClonOS, uma interface WEB que pode ser empacotada em uma imagem ISO, com o FreeBSD , permitindo usar o sistema para estudos e até mesmo em produção, caso o usuário se sinta seguro. Porém, como o projeto ainda está em desenvolvimento, algumas features podem estar ativas em releases diferentes do projeto, e a última versão, do momento em que este post está sendo lançado, e a versão 19, podem ser baixadas a partir deste link: https://gnx.com.br/clonos/ Vale a experiência e inclusive, no último BSDDAY, do dia 31 de maio, o ClonOS apareceu por lá em uma palestra sobre IPv6.

    Permanent link to “Baixando o ClonOS, um FreeBSD com o CBSD e a interface de gerenciamento de virtualização ClonOS”
  • BsdDay, terá uma…

    O fundador do BsdSul, Mauro Paes Corrêa, fará uma palestra sobre o FreeBSD e o Ipv6, que fará uma análise, e também demonstrará de forma prática, os benefícios do protocolo de comunicação mais atual da Internet, que até o momento ,não atingiu os números esperados de implantação. Para Mauro, que palestrará no dia 31/05, Sábado, à partir das 10h, de forma online no evento, a migração apenas dos usuários finais, não é o suficiente. "A implantação, onde é realmente importante, nos serviços, ainda não ocorreu de forma efetiva, sendo que vários serviços públicos e privados, ainda estão rodando unicamente em Ipv4", afirma. Maiores informações, sobre o evento, estão no site oficial https://www.bsdday.com.br. O evento é organizado pela UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através do Nilton Rizzo e colaboradores, entusiastas do FreeBSD, desenvolvido desde 1993 em conjunto com a Universidade de Berkeley.

    Permanent link to “BsdDay, terá uma palestra sobre Ipv6 no FreeBSD”

March 2025

  • Resolvendo…

    Um dos grandes problemas que os usuários enfrentam, principalmente quando estão utilizando o NGINX para Proxy Reverso, é a conexão fechada pelo browser Safari, quando tenta negociar a conexão via HTTPS, usando o SSL. A solução é simples, basta adicionar parâmetros adicionais após cada location, permitindo assim, que o navegador da Apple, reconheça o caminho do site e das URLs, de forma correta. ` ` proxy_set_header Host $host; proxy_set_header X-Real-IP $remote_addr; proxy_set_header X-Forwarded-For $proxy_add_x_forwarded_for; proxy_set_header X-Forwarded-Proto $scheme; proxy_set_header X-Forwarded-Host $host; proxy_set_header X-Forwarded-Server $host; proxy_buffering off; proxy_read_timeout 3600s; proxy_send_timeout 3600s; proxy_hide_header Upgrade; proxy_hide_header X-Powered-By; add_header Content-Security-Policy "upgrade-insecure-requests"; add_header X-Frame-Options "SAMEORIGIN"; add_header X-XSS-Protection "1; mode=block" always; add_header…

    Permanent link to “Resolvendo problemas com o NGINX no FreeBSD e Linux, para reconhecer o Safari”
Archive of 2024