MikoPbx roda muito bem como máquina virtual no FreeBSD com Bhyve
Em busca de um sistema simples, em português e totalmente opensource, pode trazer o MikoPBX como uma escolha certeira, tanto virtualizada no FreeBSD, com o Bhyve, ou no Proxmox, no Linux, permitindo também instalar o sistema opensource de PABX em ambiente baremetal (hardware real). Fizemos um testes no laboratório da GNX, que gentilmente fornece estrutura de hosting e dispositivos, instalando o sistema virtualizado em um FreeBSD, de forma nativa, e também utilizando o CBSD. As vantagens, mesmo virtualizadas do sistema PBX opensource foram:
- Fácil instalação: Basta baixar a imagem ISO e fazer a instalação do sistema, que consome apenas 2GB de RAM, e uma partição pequena, em torno de 2 a 5GB, para sua instalação e uma partição de até 50GB, para armazenar os arquivos de gravação de voz, e outros que naturalmente o sistema alimenta.
- Totalmente em português: após a instalação, é possível alterar a linguagem para português, inclusive dos prompts, facilitando a administração.
- Totalmente modular: os arquivos de configuração, somente podem receber alterações e configurações adicionais, permitindo um sistema enxuto, e que pode receber novos módulos, através de um "mercado de módulos", existentes no sistema.
Desvantagens:
- Não ter um softphone próprio, mas os que existem nas lojas de aplicativos funcionam bem com ele.
- Não provisiona telefones VOIPS, o que em estruturas de médio e grande porte, é uma grande desvantagem.
- Suporta IPv6, mas é necessário fazer as configurações manualmente, não há configuração em sua interface WEB.
No cenário testado, foi introduzido uma URA, a gravação nativa de ligações e habilitado o IPv6. O site para utilização, manuais e fóruns adicionais, além de encontrar a própria imagem ISO está em https://mikopbx.com.